Compartilhe essa notícia
As chamadas de emergência no atendimento do 190 da Polícia Militar em Santana da Vargem passou por uma mudança importante. Agora, as ligações feitas pelos moradores do município serão atendidas diretamente na Central da PM em Três Pontas, por policiais com treinamento específico para receber e repassar as ocorrências à equipe local.
O anúncio foi feito nesta semana pelo comandante do Destacamento da PM de Santana da Vargem, sargento Willian de Oliveira, por meio de um vídeo publicado pelo jornal Santana Acontece. Segundo ele, a mudança faz parte de uma atualização estadual no sistema de comunicação da Polícia Militar de Minas Gerais, que busca aprimorar o atendimento e reduzir falhas nas chamadas de emergência.
Mudança resolve falhas antigas no 190
O sargento Willian explicou que, até então, havia um problema recorrente: quando a viatura de Santana da Vargem estava em patrulhamento na zona rural ou em rodovias, a ligação para o 190 podia não ser completada por falta de área de sinal, e o solicitante ficava sem resposta.
Com o novo sistema, isso não acontecerá mais. “Agora todas as ligações serão atendidas, independente do local de patrulhamento da guarnição”, destacou o comandante.
Na prática, isso significa que o cidadão que ligar para o 190 será atendido por um militar em Três Pontas, que registrará a ocorrência e acionará imediatamente os policiais de Santana da Vargem via rádio digital, garantindo resposta rápida e eficiente.
O sargento orientou os moradores a informarem claramente que estão ligando de Santana da Vargem e a repassarem o máximo de detalhes possíveis sobre a ocorrência — endereço, características do local, pessoas envolvidas e tipo de situação.
Segundo ele, essas informações são essenciais para que a comunicação entre a central de Três Pontas e a equipe local ocorra com agilidade. “É importante relatar de qual cidade você está falando e repassar todas as informações ao atendente, que informará aos policiais de Santana por rádio digital”, reforçou.
Modernização e presença que protege
Mesmo com a integração ao sistema regional, o WhatsApp do Destacamento da Polícia Militar de Santana da Vargem (35) 9 8433-4670 continuará ativo para o envio de informações pontuais e denúncias não emergenciais.
O canal direto é usado com frequência pela população para relatar movimentações suspeitas, apoiar ações de prevenção e fortalecer a parceria entre comunidade e polícia.
A atualização do sistema 190 integra as ações de modernização da Polícia Militar de Minas Gerais, que completa 250 anos de atuação em 2025. A instituição reforça o compromisso com a segurança, proximidade com o cidadão e eficiência no atendimento.
Foto: Santana Acontece


